Debaixo d´água, moradores anunciam ´protesto a qualquer momento´ em Ilhéus
Moradores das ruas Portugal, Santa Felicidade e Jacarandá (bairro São Francisco), zona sul de Ilhéus, decidiram interditar a qualquer momento o Km zero da Rodovia Ilhéus-Olivença. A decisão foi comunicada ao Vereador Fabio Magal (PSC) durante reunião. O ato vai significar um sinal de protesto contra a Prefeitura de Ilhéus que há mais de 8 anos condena os moradores a constantes alagamentos em dias de chuvas.
O problema já deveria ter sido resolvido com as obras do Projeto Orla, financiadas pela União via Ministério do Turismo e Caixa Econômica Federal. Entretanto, várias paralisações no serviço prolongam ainda mais o sofrimento da comunidade.
Os alagamentos causam prejuízos aos comerciantes e colocam em risco a saúde dos moradores. Uma senhora, ao andar na água empoçada, furou um dos pés num prego afixado numa estaca de madeira.
Um proprietário de restaurante, para não amargar prejuízos maiores, é obrigado a transportar seus clientes no próprio carro, já que o seu estabelecimento fica rodeado de água em tempos chuvosos.
Fabio Magal ofereceu assessoria jurídica para que a comunidade ingresse com uma ação civil contra o município e se dispôs a ajudar nos atos de protesto.
Na próxima terça-feira, 17, o vereador vai apresentar um requerimento para que três moradores possam expor o problema na tribuna da câmara.
Se os trabalhos legislativos ocorrerem normalmente, na sessão posterior (quarta-feira, 18) os representantes da comunidade farão o “uso da palavra”.